SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número62Promoção da saúde através da educação popular e práticas corporais: potencializando o cuidado e fortalecendo os vínculos sociaisRepresentações docentes de Educação Física escolar: singularidades produzidas pelos projetos de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes  e  GUEDES, Mileyde Bárbara Santos. Reflexões filosóficas em Educação Física: entrevista com o professor Iraquitan de Oliveira Caminha. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e65491.  Epub 01-Maio-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e65491.

O texto apresenta entrevista com Iraquitan de Oliveira Caminha, conhecido carinhosamente como “caríssimo”. Professor dos programas de Pós-Graduação em Educação Física, e Filosofia da UFPB, é ainda autor de várias obras em Educação Física, Filosofia e Psicologia, além artigos em periódicos científicos e capítulos de livros no universo do corpo, Educação Física, Educação, Psicanálise e Filosofia. Nos concede uma entrevista realizada na UFPB em 05 de dezembro de 2018, a qual nos conta sobre sua trajetória acadêmica e aproximações com o pensamento de Merleau-Ponty. Nos fala ainda sobre suas pesquisas, obras e conceitos engajados nelas e em outros autores como Bachelard, Silvino Santin e Manuel Sérgio. Por fim nos faz um breve relato sobre sua visão acerca dos desafios dos estudos filosóficos da Educação Física.

Palavras-chave : Entrevista; Filosofia; Educação física.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )