SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue62Philosophical reflections in Physical Education: interview with professor Iraquitan de Oliveira CaminhaInclusion of students with disabilities in Physical Education classes in regular public schools in Brazil: a systematic literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

COELHO, Márcio Cardoso  and  BOSSLE, Fabiano. Representações docentes de Educação Física escolar: singularidades produzidas pelos projetos de trabalho. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e65976.  Epub May 01, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e65976.

O presente estudo procura compreender como um currículo organizado por projetos de trabalho produz representações singulares sobre Educação Física escolar em um coletivo docente. Utilizamos a teoria das representações sociais, para guiar nossas interpretações em uma meta-análise qualitativa, que nos possibilitou voltar ao estudo realizado na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. No caso de estudo, sobressai-se em nossas interpretações a possibilidade de renovar a didática e as práticas pedagógicas hegemônicas da Educação Física na cultura escolar, contemplando o desafio de transformação que os projetos de trabalho apresentam ao currículo escolar.

Keywords : Representações; Educação física escolar; Projetos de trabalho; Meta-análise qualitativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )