SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número62Reflexiones filosóficas en Educación Física: entrevista con el profesor Iraquitan de Oliveira CaminhaInclusión de estudiantes con discapacidades en las clases de Educación Física en escuelas públicas regulares de Brasil: una revisión sistemática de la literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

COELHO, Márcio Cardoso  y  BOSSLE, Fabiano. Representações docentes de Educação Física escolar: singularidades produzidas pelos projetos de trabalho. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e65976.  Epub 01-Mayo-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e65976.

O presente estudo procura compreender como um currículo organizado por projetos de trabalho produz representações singulares sobre Educação Física escolar em um coletivo docente. Utilizamos a teoria das representações sociais, para guiar nossas interpretações em uma meta-análise qualitativa, que nos possibilitou voltar ao estudo realizado na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. No caso de estudo, sobressai-se em nossas interpretações a possibilidade de renovar a didática e as práticas pedagógicas hegemônicas da Educação Física na cultura escolar, contemplando o desafio de transformação que os projetos de trabalho apresentam ao currículo escolar.

Palabras clave : Representações; Educação física escolar; Projetos de trabalho; Meta-análise qualitativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )