Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Motrivivência
versión On-line ISSN 2175-8042
Resumen
COELHO, Márcio Cardoso y BOSSLE, Fabiano. Representações docentes de Educação Física escolar: singularidades produzidas pelos projetos de trabalho. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e65976. Epub 01-Mayo-2020. ISSN 2175-8042. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e65976.
O presente estudo procura compreender como um currículo organizado por projetos de trabalho produz representações singulares sobre Educação Física escolar em um coletivo docente. Utilizamos a teoria das representações sociais, para guiar nossas interpretações em uma meta-análise qualitativa, que nos possibilitou voltar ao estudo realizado na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. No caso de estudo, sobressai-se em nossas interpretações a possibilidade de renovar a didática e as práticas pedagógicas hegemônicas da Educação Física na cultura escolar, contemplando o desafio de transformação que os projetos de trabalho apresentam ao currículo escolar.
Palabras clave : Representações; Educação física escolar; Projetos de trabalho; Meta-análise qualitativa.