SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número62Representaciones docentes de Educacíon Física escolar: singularidades productivas por los proyectos de trabajoMigración en el deporte: una revisión sistemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

CASTRO, Mariana Oliveira Rabelo de  y  TELLES, Silvio de Cassio Costa. Inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física em escolas públicas regulares do Brasil: uma revisão sistemática de literatura. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e66277.  Epub 01-Mayo-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e66277.

A legislação brasileira propõe a inserção de alunos com deficiência em escolas regulares. Desta forma, o objetivo do artigo foi identificar, através de uma revisão sistemática, como se dá o processo inclusivo destes alunos nas aulas de Educação Física, em escolas públicas regulares brasileiras. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada em quatro bases de dados (Lilacs, Scielo, Portal Regional da BVS e Portal de Periódicos da Capes) seguindo as orientações PRISMA. Os resultados foram classificados em três categorias, por meio da análise de conteúdo. Percebemos que os professores e a comunidade escolar enfrentam dificuldades relacionadas à precária formação docente, à pouca interação interpessoal e à mínima acessibilidade arquitetônica, instrumental e metodológica. Concluiu-se que o processo inclusivo, apesar dos empasses, se encontra em desenvolvimento.

Palabras clave : Educação física escolar; Educação especial; Pessoas com deficiência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )