SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número62A competição na iniciação ao futebol: considerações sobre a organização do jogo e a participação no ambiente competitivoPrincípios pedagógicos do modelo teaching games for understanding: uma visão praxiológica sobre o ensino para compreensão do esporte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

CRUZ, Lauro Rafael; NEGRAO, Alice Raquel Maia  e  ABREU, Meriane Conceição Paiva. Concepções e perspectivas à Educação Física na base nacional comum curricular do ensino médio no Brasil. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e66752.  Epub 01-Maio-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e66752.

Este artigo analisa a Educação Física na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, a partir da compreensão das concepções e perspectivas, envidadas pelo documento ao campo da Educação Física. Metodologicamente, utiliza uma abordagem crítica, bem como a pesquisa bibliográfica e documental, cujos dados foram subsidiados pela análise de conteúdo. Constata, que o “novo ensino médio” está articulado a outras reformas, que em sua totalidade subjuga essa etapa da educação básica ao mercado de trabalho, na lógica capitalista. Perspectiva um ensino médio mínimo, diluído e pragmático e, conceitualmente empobrecido, pois está balizado na fragmentação do conhecimento. Conclui que a educação física na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio é traduzida conceitualmente, como atividade-meio, a partir de uma perspectiva alfabetizadora ao mercado.

Palavras-chave : Educação física; Base nacional comum curricular; Novo ensino médio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )