SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue62Conceptions and perspectives to Physical Education in the common national curriculum base of high school in BrazilPraxis in teaching initiation: book review PIBID: training and methods of teaching in physical education - volume 2 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

FAGUNDES, Felipe Menezes  and  RIBAS, João Francisco Magno. Princípios pedagógicos do modelo teaching games for understanding: uma visão praxiológica sobre o ensino para compreensão do esporte. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e67040.  Epub June 01, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e67040.

O Teaching Games for Understanding, modelo de ensino de esporte para compreensão, apresenta Princípios Pedagógicos específicos para desenvolver, didaticamente, o entendimento da lógica do jogo. No que tange a lógica interna, a Praxiologia Motriz demonstra-se como uma consolidada teoria científica que apresenta conhecimentos para análise dos jogos e dos esportes. Assim, o objetivo desse ensaio é articular os Princípios Pedagógicos do Teaching Games for Understanding (TGfU) com conceitos da Praxiologia Motriz. Por meio de uma pesquisa teórica, articularam-se as características dos Princípios Pedagógicos do modelo TGfU com os conhecimentos da Praxiologia Motriz. A partir desse debate, propôs-se um novo Princípio Pedagógico, a Caracterização da Lógica Interna, bem como evidenciou-se a necessidade de o professor dominar os conhecimentos praxiológicos para manipular com sapiência os jogos condicionados que propõe em aula, possibilitando a compreensão da lógica interna.

Keywords : Princípios pedagógicos; Praxiologia motriz; Método de ensino; Pedagogia do esporte; Ensino para compreensão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )