SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número62Concepciones y perspectivas de la Educación Física en la base curricular nacional común de la escuela secundaria en BrasilLa práctica en la iniciación a la enseñanza: reseña de libro PIBID: formación docente y prácticas pedagógicas en educación física - volumen 2 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

FAGUNDES, Felipe Menezes  y  RIBAS, João Francisco Magno. Princípios pedagógicos do modelo teaching games for understanding: uma visão praxiológica sobre o ensino para compreensão do esporte. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e67040.  Epub 01-Jun-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e67040.

O Teaching Games for Understanding, modelo de ensino de esporte para compreensão, apresenta Princípios Pedagógicos específicos para desenvolver, didaticamente, o entendimento da lógica do jogo. No que tange a lógica interna, a Praxiologia Motriz demonstra-se como uma consolidada teoria científica que apresenta conhecimentos para análise dos jogos e dos esportes. Assim, o objetivo desse ensaio é articular os Princípios Pedagógicos do Teaching Games for Understanding (TGfU) com conceitos da Praxiologia Motriz. Por meio de uma pesquisa teórica, articularam-se as características dos Princípios Pedagógicos do modelo TGfU com os conhecimentos da Praxiologia Motriz. A partir desse debate, propôs-se um novo Princípio Pedagógico, a Caracterização da Lógica Interna, bem como evidenciou-se a necessidade de o professor dominar os conhecimentos praxiológicos para manipular com sapiência os jogos condicionados que propõe em aula, possibilitando a compreensão da lógica interna.

Palabras clave : Princípios pedagógicos; Praxiologia motriz; Método de ensino; Pedagogia do esporte; Ensino para compreensão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )