SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue62Pedagogical principles of teaching games for understanding model: a praxiological view on sports teaching for understandingSexuality and school Physical Education in brazilian journals (1979-2018) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

ARRUDA, Érika Fernandes de Almeida; TOLOMEOTTI, Katharine Aguiar  and  PIMENTEL, Giuliano Gomes de Assis. A práxis na iniciação à docência: resenha do livro PIBID: formação docente e práticas pedagógicas em educação física - volume 2. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e67204.  Epub May 01, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e67204.

A obra analisada traz contribuições sobre os aspectos pedagógicos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Educação Física. Em termos de conteúdo são enfatizadas experiências nas quais o aluno possui papel ativo nas aulas a partir da aplicação de elementos da sociologia da infância na escola. Em coerência, um aspecto destacado no processo de escrita do livro foi a participação dos discentes em cada capítulo, refletindo sobre as experiências vividas dentro do programa. Assim, recomendamos a leitura do volume para uma compreensão mais detalhada sobre o papel do programa PIBID, particularmente na implantação de conteúdos pouco usuais e na ressignificação das práticas presentes no contexto escolar.

Keywords : Educação física; Difusão de inovações; Política pública; Ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )