SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Educação para as relações étnico-raciais na Educação Física para além da capoeira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

INACIO, Humberto Luís de Deus; SOUSA, Caroline Castro  e  MACHADO, Lídia Ferreira. A presença das práticas corporais de aventura em escolas públicas da região metropolitana de Goiânia: um estudo exploratório. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e76350.  Epub 20-Set-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e76350.

Práticas corporais de aventura (PCAs) constituem-se um conjunto de atividades que passou a ser objeto da Educação Física escolar desde a publicação da Base Nacional Comum Curricular (2018); este estudo buscou diagnosticar se professores da região metropolitana de Goiânia trabalham ou não com este conteúdo em suas aulas. A pesquisa se caracterizou como um estudo quali-quantitativo, coletando dados com um questionário de questões objetivas e descritivas. Foram entrevistados 59 professores. Os resultados indicam que as PCAs são pouco trabalhadas no ambiente escolar; que a maioria dos professores não teve acesso a esse conteúdo em sua formação e as principais causas de não ser ministrado nas aulas são a falta de estrutura e equipamentos e o desconhecimento das PCAs.

Palavras-chave : Educação física e treinamento; Capacitação profissional; Área de atuação profissional; Educação ambiental; Práticas corporais de aventura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )