SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63A presença das práticas corporais de aventura em escolas públicas da região metropolitana de Goiânia: um estudo exploratórioGosto, importância e participação: a relação dos estudantes do ensino médio com a Educação Física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

POMIN, Fabiana  e  CAFE, Lucas Santos. Educação para as relações étnico-raciais na Educação Física para além da capoeira. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e74127.  Epub 01-Nov-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e74127.

Este artigo aborda diálogos possíveis entre a Educação Física e a diversidade étnico-racial brasileira, de acordo com as indicações legais. Esse processo se deu pela análise das ações desenvolvidas pelos professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, em consonância com as leis 10.639/03 e 11.645/08, sobretudo, as práticas desenvolvidas em torno da capoeira, analisando se acontece a partir de uma perspectiva emancipatória ou estereotipada. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo e qualitativo, realizada por meio de questionário para mapeamento de ações desenvolvidas pelos professores. A análise de dados deu-se por leitura flutuante e análise de conteúdo. Participaram 52 professores. Conclui-se que se insiste positivamente no conteúdo étnico-racial no campo da cultura corporal de movimento como condição elementar para que professores trabalhem à luz da história e da ação interdisciplinar os desafios propostos pelas citadas leis. Observou-se um aumento de ações educativas em torno a cultura e história negra, africana e indígena na graduação dos docentes; e um sólido posicionamento social, histórico e étnico-racial nas ações que se apropriam da capoeira para o tema Educação para as Relações Étnico-Raciais na escola.

Palavras-chave : Educação física; Educação para as relações étnico-raciais; Capoeira.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )