SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue63Education for ethnic-racial relations in Physical Education and beyond capoeiraThe women of Barbacena (MG - Brazil) and the Chic Sessions of cinema (years 1926 and 1927) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

SO, Marcos Roberto et al. Gosto, importância e participação: a relação dos estudantes do ensino médio com a Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e76302.  Epub Oct 20, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e76302.

O objetivo do estudo foi compreender como estudantes de Ensino Médio se relacionam com a disciplina curricular Educação Física (EF). Indagou-se, via questionário estruturado, 182 discentes do Ensino Médio de 8 escolas estaduais de São Paulo sobre suas relações de gosto, importância e participação com a EF. Os resultados indicam que: (i) a EF representa a disciplina que mais gostam; (ii) mas possui importância intermediária; (iii) a disciplina mobiliza participação mediana; (iv) o gosto, a importância e a participação pela EF diminuem ao longo dos anos escolares do Ensino Médio; (v) a participação discente está mais atrelada ao gosto do que à importância. Por fim, esperamos que, ao ouvir os estudantes, estes resultados retornem aos docentes sugerindo novas dinâmicas e diretrizes em direção à melhoria das aulas de EF.

Keywords : Ensino médio; Estudantes; Sentido; Mobilização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )