SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Educação para as relações étnico-raciais na Educação Física para além da capoeiraAs mulheres de Barbacena (MG) e as Sessões Chiques de cinema (anos de 1926 e 1927) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

SO, Marcos Roberto et al. Gosto, importância e participação: a relação dos estudantes do ensino médio com a Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e76302.  Epub 20-Out-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e76302.

O objetivo do estudo foi compreender como estudantes de Ensino Médio se relacionam com a disciplina curricular Educação Física (EF). Indagou-se, via questionário estruturado, 182 discentes do Ensino Médio de 8 escolas estaduais de São Paulo sobre suas relações de gosto, importância e participação com a EF. Os resultados indicam que: (i) a EF representa a disciplina que mais gostam; (ii) mas possui importância intermediária; (iii) a disciplina mobiliza participação mediana; (iv) o gosto, a importância e a participação pela EF diminuem ao longo dos anos escolares do Ensino Médio; (v) a participação discente está mais atrelada ao gosto do que à importância. Por fim, esperamos que, ao ouvir os estudantes, estes resultados retornem aos docentes sugerindo novas dinâmicas e diretrizes em direção à melhoria das aulas de EF.

Palavras-chave : Ensino médio; Estudantes; Sentido; Mobilização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )