SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Las mujeres de Barbacena (MG - Brasil) y las Sesiones Chic de cine (años 1926 y 1927)(Des) inversión en la formación del profesorado en Educación Física: perfiles y trayectorias de estudiantes de pregrado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

SILVA, Lucas Barbosa et al. Remixando jogos digitais na escola: uma experiência corporal, algumas análises e reflexões possíveis. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e75985.  Epub 01-Nov-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e75985.

Diante do cenário da sociedade hiperconectada e das mutações culturais da comunicação, o objetivo do presente estudo foi sistematizar e analisar uma experiência de remixagem corporal de um jogo digital no âmbito da Educação Física escolar. Realizamos uma observação participante, em perspectiva descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa dos achados da pesquisa. Calcados nos pressupostos da mídia-educação (física) e no conceito de remixagem, ressignificamos corporalmente o game Garena Free Fire em três das suas dimensões: as regras, os elementos e os ambientes. A partir da experiência, mobilizamos os preceitos da ética hacker e do game design para analisá-la. Por fim, identificamo-la como uma possibilidade de remodelagem da tecnologia, de (re)existência do jogar/brincar, de reinvenção dos lazeres e de expansão do repertório de práticas corporais.

Palabras clave : Games; Cultura digital; Mídia-educação; Educação física escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )