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Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

SILVA, Lucas Barbosa et al. Remixando jogos digitais na escola: uma experiência corporal, algumas análises e reflexões possíveis. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e75985.  Epub 01-Nov-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e75985.

Diante do cenário da sociedade hiperconectada e das mutações culturais da comunicação, o objetivo do presente estudo foi sistematizar e analisar uma experiência de remixagem corporal de um jogo digital no âmbito da Educação Física escolar. Realizamos uma observação participante, em perspectiva descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa dos achados da pesquisa. Calcados nos pressupostos da mídia-educação (física) e no conceito de remixagem, ressignificamos corporalmente o game Garena Free Fire em três das suas dimensões: as regras, os elementos e os ambientes. A partir da experiência, mobilizamos os preceitos da ética hacker e do game design para analisá-la. Por fim, identificamo-la como uma possibilidade de remodelagem da tecnologia, de (re)existência do jogar/brincar, de reinvenção dos lazeres e de expansão do repertório de práticas corporais.

Palavras-chave : Games; Cultura digital; Mídia-educação; Educação física escolar.

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