SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue63Remixing digital games at school: a body experience, some possible analyzes and reflectionsThe elements that mark the specificities in the formation of Physical Education teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

CAETANO, Clarisse Silva  and  SANTOS, Doiara Silva dos. (Des)investimento na formação docente em Educação Física: perfis e trajetórias de estudantes de licenciatura. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e77207.  Epub Nov 30, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e77207.

Este estudo visa caracterizar e analisar o perfil e investimentos de professores em formação na licenciatura em Educação Física. O estudo é qualitativo de caráter exploratório. O instrumento para a obtenção dos dados foi a entrevista semi-estruturada. Para tratamento dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Como resultado foram encontradas três categorias referente a perfis de professores em formação, são elas: “Ser professor! ”, em que os alunos demostraram compreensão ampla das finalidades da Educação Física escolar e perspectivam atuar na área; “Licenciando ao acaso”, em referência aos estudantes que ao ingressar não compreendiam a distinção das habilitações na formação ou não se identificavam com o curso, mas, ao longo da formação, têm construído uma identificação e pretendem atuar; por fim, o perfil “Desinvestimento na trajetória formativa docente”, que revela uma falta de identificação com a área de formação, que repercute em desinvestimento ao longo da trajetória de formação docente.

Keywords : Formação Profissional; Docente; Educação física.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )