SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Remixando jogos digitais na escola: uma experiência corporal, algumas análises e reflexões possíveisOs elementos que marcam as especificidades na formação de professores de Educação Física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

CAETANO, Clarisse Silva  e  SANTOS, Doiara Silva dos. (Des)investimento na formação docente em Educação Física: perfis e trajetórias de estudantes de licenciatura. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e77207.  Epub 30-Nov-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e77207.

Este estudo visa caracterizar e analisar o perfil e investimentos de professores em formação na licenciatura em Educação Física. O estudo é qualitativo de caráter exploratório. O instrumento para a obtenção dos dados foi a entrevista semi-estruturada. Para tratamento dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Como resultado foram encontradas três categorias referente a perfis de professores em formação, são elas: “Ser professor! ”, em que os alunos demostraram compreensão ampla das finalidades da Educação Física escolar e perspectivam atuar na área; “Licenciando ao acaso”, em referência aos estudantes que ao ingressar não compreendiam a distinção das habilitações na formação ou não se identificavam com o curso, mas, ao longo da formação, têm construído uma identificação e pretendem atuar; por fim, o perfil “Desinvestimento na trajetória formativa docente”, que revela uma falta de identificação com a área de formação, que repercute em desinvestimento ao longo da trajetória de formação docente.

Palavras-chave : Formação Profissional; Docente; Educação física.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )