SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63(Des) inversión en la formación del profesorado en Educación Física: perfiles y trayectorias de estudiantes de pregradoPlanificación docente en educación infantil: percepciones de maestros de Educación Física escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

METZNER, Andreia Cristina  y  DRIGO, Alexandre Janotta. Os elementos que marcam as especificidades na formação de professores de Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e76994.  Epub 30-Nov-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e76994.

O presente estudo objetivou analisar as especificidades na formação do professor de Educação Física na perspectiva de quatro grupos compostos por profissionais que estão à frente das principais discussões no que tange essa área. Este estudo é de cunho qualitativo e do tipo pesquisa descritiva-analítica. A amostra foi composta por 20 profissionais de Educação Física. Os resultados mostraram que a perspectiva geral dos participantes indica que nos cursos de licenciatura em Educação Física são trabalhados os conhecimentos relacionados à cultura corporal, as políticas educacionais, aos conhecimentos didático-pedagógicos, bem como, todo o contexto do ensino formal. Conclui-se que a formação do licenciado em Educação Física possui características próprias, e ter clareza das suas particularidades é importante, pois o não conhecimento dessas especificidades pode acarretar situações preocupantes como, por exemplo, a falta de uma base teórico-prática consistente e de um objeto de estudo que norteie o trabalho pedagógico dos professores.

Palabras clave : Educação física; Legislação; Formação de professor.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )