SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Los elementos que marcan las especificidades en la formación de profesores de Educación FísicaCuando la nariz roja se encuentra con la Educación Física: el potencial del payaso como contenido en la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

DIEDRICH, Joana; ARAUJO, Samuel Nascimento de  y  ROCHA, Leandro Oliveira. Planejamento de ensino na educação infantil: percepções de professores de Educação Física escolar. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e75850.  Epub 30-Sep-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e75850.

Este estudo discute como professores de Educação Física escolar compreendem e elaboram o planejamento de ensino na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com cinco professores de Educação Física, diplomados pela mesma instituição de ensino superior, que atuam na Educação Infantil da rede pública de um município da Região do Vale do Taquari/RS. As informações foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas, cuja análise de conteúdo originou dois pontos de discussão: (i) planejamento de ensino: das dúvidas à desvalorização do plano de trabalho e (ii) planos de aulas: da busca por atividades às críticas sobre o Ensino Superior. Em conclusão, os professores percebem o planejamento de ensino como documento de fins burocráticos, cuja elaboração é marcada pela escolha de objetivos e seleção de atividades práticas e brincadeiras prontas. Nesse caso, desconsiderando o caráter político e utópico do planejamento e reduzindo o curso de graduação a uma formação técnico-instrumental.

Palabras clave : Educação física escolar; Planejamento de ensino; Educação infantil; Pesquisa qualitativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )