SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Planejamento de ensino na educação infantil: percepções de professores de Educação Física escolarParacanoagem e qualidade de vida: concepções de atletas com deficiência motora de Petrolina - PE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

ZAIM-DE-MELO, Rogério; GODOY, Luis Bruno de  e  BRACCIALLI, Felipe. Quando o nariz vermelho se encontra com a Educação Física: potencialidades do palhaço como conteúdo na escola. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e76909.  Epub 30-Out-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e76909.

O presente artigo apresenta uma pesquisa teórica realizada a partir de uma revisão de literatura sobre o palhaço/clown nas aulas de Educação Física escolar, em artigos publicados em periódicos avaliados pelo sistema Qualis Capes. O objetivo foi verificar, em produções científicas que abordam as atividades circenses na Educação Física escolar brasileira, publicadas entre os anos de 2010 e 2019, se há a presença do palhaço/clown, e como o palhaço é apresentado nesses artigos. Foram encontradas 50 publicações, das quais 10 abordam o palhaço/clown, em 5 delas o palhaço foi desenvolvido como um dos conteúdos das aulas, nos outros textos ele é apenas citado. Diante disso, foi proposto neste trabalho um desenvolvimento linear dos contextos históricos e possíveis jogos cênicos de palhaço a serem trabalhados nas aulas de Educação Física escolar.

Palavras-chave : Palhaço; Escola; Atividades circenses.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )