SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Cuando la nariz roja se encuentra con la Educación Física: el potencial del payaso como contenido en la escuelaEscuela y accesibilidad espacial: investigando la realidad para las clases de Educación Física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

ARAUJO, Débora de Souza et al. Paracanoagem e qualidade de vida: concepções de atletas com deficiência motora de Petrolina - PE. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e75817.  Epub 20-Nov-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e75817.

O objetivo do presente estudo foi analisar a concepção de atletas de paracanoagem sobre as relações dessa modalidade paralímpica com a qualidade de vida. A amostra foi composta por nove pessoas praticantes de paracanoagem com deficiência motora residentes na região de Petrolina - PE. Os indivíduos participaram de uma entrevista semiestruturada contendo questões referentes à concepção deles próprios acerca dos efeitos da prática desse esporte na qualidade de vida. Posteriormente, as entrevistas foram transcritas e submetidas à análise de dados por meio da Análise de Conteúdo, modalidade Temática. Todos os participantes relataram que a prática da paracanoagem influenciou positivamente aspectos representados em oito categorias: sono, equilíbrio corporal, saúde, força muscular, digestão, autoestima, coordenação motora e respiração. Com isso, concluiu-se que a prática da paracanoagem teve influência positiva na qualidade de vida das pessoas com deficiência motora participantes deste estudo.

Palabras clave : Paracanoagem; Qualidade de vida; Deficiência motora; Esporte paralímpico; Esporte adaptado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )