SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Paracanoagem e qualidade de vida: concepções de atletas com deficiência motora de Petrolina - PECompreensão de dança dos estudantes da Asces-Unita a partir do projeto de extensão Brincantes do Agreste índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

SOUZA, Joslei Viana De; SANTOS, Taís Pires de Jesus; SALES, Acássia Correia de  e  SQUARCINI, Camila Fabiana Rossi. Escola e acessibilidade espacial: investigando a realidade para as aulas de Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e76232.  Epub 20-Nov-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e76232.

Há em nosso país leis e decretos sobre acessibilidade espacial nas escolas, mas como está a realidade para que ocorra as aulas de educação física? O objetivo deste estudo foi analisar a infraestrutura de escolas públicas estaduais de um município baiano no que diz respeito a acessibilidade espacial, em especial àquela destinada as aulas de Educação Física. Foram analisadas todas as escolas de Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio utilizando a adaptação do “Manual de Acessibilidade Espacial” do Ministério da Educação. Avaliou-se da chegada a escola até a quadra/pátio. Observou-se que apenas duas escolas atenderam um máximo de 50% dos itens investigados, estando as demais com valores inferiores. Para as aulas de Educação Física, itens como piso tátil direcional, quadra com espaço adaptado e bebedouro adaptado próximo à quadra não foram contemplados. Conclui-se que a acessibilidade espacial nessas escolas é precária, dificultando a inclusão nas aulas de Educação Física.

Palavras-chave : Acessibilidade física; Inclusão escolar; Pessoas com deficiência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )