SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue63Asces-Unita’s students comprehension of dance through the extension project Brincantes do AgresteThe Physical Education cultural curriculum in action: effects on students' cultural representations on body practices and their representatives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

MATTES, Veronica Volski et al. Participação esportiva em perspectiva transnacional: uma análise a partir da modernidade reflexiva. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e77014.  Epub Nov 30, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e77014.

Este artigo, de caráter teórico e exploratório, tem como objetivo analisar a participação dos agentes sociais frente às atividades esportivas realizadas em diversos países. A partir de pesquisa bibliográfica e de releitura de dados empíricos trazidos nos textos de políticas públicas de esporte e lazer revisitados, foram realizadas análises comparativas na tentativa de identificar tendências sociais ou padrões de estilos de vida reflexivos em consonância com a teoria social de Beck e Giddens. Após digressão realizada na literatura especializada, constatou-se que a distribuição da atividade social reflexiva por via de esportes individualizados não responde de forma homogênea em todos os lugares do globo, muito embora trate-se de uma tendência geral no tocante à participação esportiva na contemporaneidade.

Keywords : Políticas públicas; Esporte; Reflexividade; Estilos de vida.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )