SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue63Sportive participation in a transnational perspective: an analysis from reflective modernityAn analysis of leisure public policies for the LGBT population in Belo Horizonte author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

NEVES, Marcos Ribeiro das  and  NEIRA, Marcos Garcia. O currículo cultural de Educação Física em ação: efeitos nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e76536.  Epub Nov 30, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e76536.

Neste artigo procurou-se analisar os efeitos do currículo cultural de Educação Física nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes. Para tanto, utilizou-se a bricolagem com modo de investigação, adotando a autoetnografia e a etnografia das aulas em três escolas públicas situadas na periferia paulistana. O material produzido foi submetido à análise cultural mediante o confronto com os Estudos Culturais. Os resultados permitem afirmar que a Educação Física culturalmente orientada exerce uma influência nas significações proferidas pelos estudantes acerca das práticas corporais tematizadas e os sujeitos que delas participam. Observou-se que o processo de ressignificação acontece desde o mapeamento, perpassa as vivências e se fortalece, de maneira especial, naquelas atividades de aprofundamento em que são desenvolvidas situações didáticas voltadas para a desconstrução de representações pejorativas. Também se concluiu que os professores exercem um papel fundamental nesse processo.

Keywords : Educação física; Currículo cultural; Representações culturais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )