SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Participación esportiva en perspectiva transnacional: un análisis a partir de la modernidad reflexivaAnálisis de las políticas públicas de ocio para la población LGBT en Belo Horizonte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

NEVES, Marcos Ribeiro das  y  NEIRA, Marcos Garcia. O currículo cultural de Educação Física em ação: efeitos nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e76536.  Epub 30-Nov-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e76536.

Neste artigo procurou-se analisar os efeitos do currículo cultural de Educação Física nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes. Para tanto, utilizou-se a bricolagem com modo de investigação, adotando a autoetnografia e a etnografia das aulas em três escolas públicas situadas na periferia paulistana. O material produzido foi submetido à análise cultural mediante o confronto com os Estudos Culturais. Os resultados permitem afirmar que a Educação Física culturalmente orientada exerce uma influência nas significações proferidas pelos estudantes acerca das práticas corporais tematizadas e os sujeitos que delas participam. Observou-se que o processo de ressignificação acontece desde o mapeamento, perpassa as vivências e se fortalece, de maneira especial, naquelas atividades de aprofundamento em que são desenvolvidas situações didáticas voltadas para a desconstrução de representações pejorativas. Também se concluiu que os professores exercem um papel fundamental nesse processo.

Palabras clave : Educação física; Currículo cultural; Representações culturais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )