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Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

NEVES, Marcos Ribeiro das  e  NEIRA, Marcos Garcia. O currículo cultural de Educação Física em ação: efeitos nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e76536.  Epub 30-Nov-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e76536.

Neste artigo procurou-se analisar os efeitos do currículo cultural de Educação Física nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes. Para tanto, utilizou-se a bricolagem com modo de investigação, adotando a autoetnografia e a etnografia das aulas em três escolas públicas situadas na periferia paulistana. O material produzido foi submetido à análise cultural mediante o confronto com os Estudos Culturais. Os resultados permitem afirmar que a Educação Física culturalmente orientada exerce uma influência nas significações proferidas pelos estudantes acerca das práticas corporais tematizadas e os sujeitos que delas participam. Observou-se que o processo de ressignificação acontece desde o mapeamento, perpassa as vivências e se fortalece, de maneira especial, naquelas atividades de aprofundamento em que são desenvolvidas situações didáticas voltadas para a desconstrução de representações pejorativas. Também se concluiu que os professores exercem um papel fundamental nesse processo.

Palavras-chave : Educação física; Currículo cultural; Representações culturais.

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