SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue63The Physical Education cultural curriculum in action: effects on students' cultural representations on body practices and their representativesSociodemographic determinants of consumption: an analysis of the spectators of Pernambuco football author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

SILVA, Luiza Cupertino Xavier da  and  ISAYAMA, Hélder Ferreira. Uma análise das políticas públicas de lazer para a população LGBT em Belo Horizonte. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e71549.  Epub Nov 30, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e71549.

O objetivo deste texto foi identificar as políticas públicas de lazer desenvolvidas por órgãos públicos representativos da população LGBT situados na cidade de Belo Horizonte, além de buscar compreender as perspectivas dos profissionais que atuam nesses locais sobre o lazer e a responsabilidade do órgão que representam em promovê-lo. Os resultados obtidos possibilitaram afirmar a existência de ações de lazer promovidas pelos órgãos estudados, mas identificamos que essas ações são pontuais e eventuais. Em relação à importância da promoção do acesso ao lazer, identificamos que alguns profissionais indicaram o lazer como pauta fundamental na organização de suas políticas e outros apontaram o lazer como um direito, mas com importância secundária.

Keywords : Lazer; Políticas públicas; LGBT.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )