SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue63An analysis of leisure public policies for the LGBT population in Belo HorizonteBetween promoted activities and productive consumption: analysis of the practices of young elite athletes at the Youth Olympic Games author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

SANTOS, Willian Gonçalves dos et al. Determinantes sociodemográficos de consumo: uma análise dos espectadores do futebol de Pernambuco. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e71739.  Epub Nov 30, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e71739.

O objetivo do presente estudo foi analisar a influência das variáveis sociodemográficas no comportamento de consumo dos espectadores do futebol Pernambucano. Caracterizado como de abordagem quantitativa, do tipo correlacional preditivo. A técnica de recolha amostral foi não aleatória por conveniência. O procedimento de coleta adotado foi o E-survey, onde os espectadores responderam ao questionário online. A amostra foi composta por 967 espectadores do Campeonato Pernambucano de Futebol nos anos de 2017 a 2019. Os dados foram coletados a partir de um questionário adaptado e analisados no software SPSS Statistics 24. Os resultados apresentaram em sua maioria espectadores do sexo masculino, quanto à escolaridade, a maioria possuía o ensino superior completo e uma renda familiar superior a R$5.000,00. O modelo com as variáveis sociodemográficas como preditoras da compra de produtos foi significativo. Em relação à compra de ingressos, as variáveis sociodemográficas não obtiveram valores preditivos significativos.

Keywords : Comportamento do consumidor; Futebol; Marketing; Esportes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )