SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Uma análise das políticas públicas de lazer para a população LGBT em Belo HorizonteEntre as atividades promovidas e o consumo produtivo: análise das práticas dos jovens atletas de elite nos Jogos Olímpicos da Juventude índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

SANTOS, Willian Gonçalves dos et al. Determinantes sociodemográficos de consumo: uma análise dos espectadores do futebol de Pernambuco. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e71739.  Epub 30-Nov-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e71739.

O objetivo do presente estudo foi analisar a influência das variáveis sociodemográficas no comportamento de consumo dos espectadores do futebol Pernambucano. Caracterizado como de abordagem quantitativa, do tipo correlacional preditivo. A técnica de recolha amostral foi não aleatória por conveniência. O procedimento de coleta adotado foi o E-survey, onde os espectadores responderam ao questionário online. A amostra foi composta por 967 espectadores do Campeonato Pernambucano de Futebol nos anos de 2017 a 2019. Os dados foram coletados a partir de um questionário adaptado e analisados no software SPSS Statistics 24. Os resultados apresentaram em sua maioria espectadores do sexo masculino, quanto à escolaridade, a maioria possuía o ensino superior completo e uma renda familiar superior a R$5.000,00. O modelo com as variáveis sociodemográficas como preditoras da compra de produtos foi significativo. Em relação à compra de ingressos, as variáveis sociodemográficas não obtiveram valores preditivos significativos.

Palavras-chave : Comportamento do consumidor; Futebol; Marketing; Esportes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )