SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue63Sociodemographic determinants of consumption: an analysis of the spectators of Pernambuco footballStrategic planning as one of the success factors of sports organizations: an study about Brazilian sports clubs operating in the Olympic context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

SOUZA, Adriano Lopes de  and  TAVARES, Otávio. Entre as atividades promovidas e o consumo produtivo: análise das práticas dos jovens atletas de elite nos Jogos Olímpicos da Juventude. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e71855.  Epub Nov 30, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e71855.

O objetivo deste estudo foi analisar as práticas dos jovens atletas de elite nos Jogos Olímpicos da Juventude diante das atividades culturais e educacionais a partir da observação direta e dos registros iconográficos atinentes à edição de Buenos Aires, cuja análise apoiou-se na teoria do cotidiano. Constata-se que a Vila Olímpica da Juventude é um ambiente deveras intercultural, cujo cotidiano é capaz de ensejar uma pluralidade de práticas tanto no plano estratégico, a partir da sua organização estrutural e da sua programação de atividades culturais e educacionais, quanto no plano tático, a partir dos usos e apropriações diferenciados dos jovens atletas, mobilizando táticas de desvio ou resistência e táticas de bricolagem. Conclui-se que os jovens atletas produziram sentidos que transcendiam as questões culturais e educacionais, associando-se, sobretudo, ao seu crescimento profissional enquanto atleta de elite.

Keywords : Jogos olímpicos da juventude; Jovens atletas de elite; Teoria do cotidiano.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )