SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Determinantes sociodemográficos del consumo: un análisis de los espectadores de fútbol de PernambucoPlanificación estratégica como uno de los factores de éxito de las organizaciones deportivas: un estudio sobre clubes deportivos brasileños que operan en el contexto olímpico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

SOUZA, Adriano Lopes de  y  TAVARES, Otávio. Entre as atividades promovidas e o consumo produtivo: análise das práticas dos jovens atletas de elite nos Jogos Olímpicos da Juventude. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e71855.  Epub 30-Nov-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e71855.

O objetivo deste estudo foi analisar as práticas dos jovens atletas de elite nos Jogos Olímpicos da Juventude diante das atividades culturais e educacionais a partir da observação direta e dos registros iconográficos atinentes à edição de Buenos Aires, cuja análise apoiou-se na teoria do cotidiano. Constata-se que a Vila Olímpica da Juventude é um ambiente deveras intercultural, cujo cotidiano é capaz de ensejar uma pluralidade de práticas tanto no plano estratégico, a partir da sua organização estrutural e da sua programação de atividades culturais e educacionais, quanto no plano tático, a partir dos usos e apropriações diferenciados dos jovens atletas, mobilizando táticas de desvio ou resistência e táticas de bricolagem. Conclui-se que os jovens atletas produziram sentidos que transcendiam as questões culturais e educacionais, associando-se, sobretudo, ao seu crescimento profissional enquanto atleta de elite.

Palabras clave : Jogos olímpicos da juventude; Jovens atletas de elite; Teoria do cotidiano.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )