SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue63Brazilian judokas: an overview of the athletes contemplated by the athlete scholarship podium program between 2013 and 2018Physical Education in federal institutes: “what” and “why” to teach? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

REIS-FURTADO, Lorena Nabanete dos  and  CARBINATTO, Michele Viviene. Competição esportiva na infância: análise dos regulamentos de ginástica rítmica. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e72097.  Epub Sep 01, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e72097.

Pautando-se nos princípios do Modelo de Participação Competitiva e Engenharia Competitiva, que consideram as competições como parte do processo da aprendizagem esportiva que visa o desenvolvimento positivo de jovens, analisamos o cenário competitivo para os primeiros anos da ginástica rítmica. Para tanto, realizamos uma análise documental dos regulamentos de competições brasileiras de ginástica rítmica da categoria mirim. Por meio da Análise de Conteúdo, identificamos, essencialmente: a. rotina de apresentação sem o uso de equipamento de pequeno porte; b. permissão para uso de uniforme de equipe e/ou fantasia na performance; c. diminuição do espaço a ser explorado pela ginasta; c. consideráveis ajustes nos quesitos dificuldade e execução de elementos; d. variáveis modelos de premiação; e. ampliação no número de eventos e, consequentemente, na experiência competitiva das atletas mirins. Os resultados indicam coerência entre os eventos e teóricos da área e fomentam a modalidade por meio do incentivo à participação.

Keywords : Ginástica; Atletas; Educação física e treinamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )