SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Judocas brasileiros: um panorama sobre os atletas contemplados pelo programa bolsa-atleta pódio entre os anos de 2013 e 2018A Educação Física nos institutos federais: “o quê” e o “para quê” ensinar? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

REIS-FURTADO, Lorena Nabanete dos  e  CARBINATTO, Michele Viviene. Competição esportiva na infância: análise dos regulamentos de ginástica rítmica. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e72097.  Epub 01-Set-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e72097.

Pautando-se nos princípios do Modelo de Participação Competitiva e Engenharia Competitiva, que consideram as competições como parte do processo da aprendizagem esportiva que visa o desenvolvimento positivo de jovens, analisamos o cenário competitivo para os primeiros anos da ginástica rítmica. Para tanto, realizamos uma análise documental dos regulamentos de competições brasileiras de ginástica rítmica da categoria mirim. Por meio da Análise de Conteúdo, identificamos, essencialmente: a. rotina de apresentação sem o uso de equipamento de pequeno porte; b. permissão para uso de uniforme de equipe e/ou fantasia na performance; c. diminuição do espaço a ser explorado pela ginasta; c. consideráveis ajustes nos quesitos dificuldade e execução de elementos; d. variáveis modelos de premiação; e. ampliação no número de eventos e, consequentemente, na experiência competitiva das atletas mirins. Os resultados indicam coerência entre os eventos e teóricos da área e fomentam a modalidade por meio do incentivo à participação.

Palavras-chave : Ginástica; Atletas; Educação física e treinamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )