SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue63Physical Education in federal institutes: “what” and “why” to teach?The sea and the caiçara: the canoes race as traditional game and identity strengthening author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

MEDEIROS, Aline de Souza Furtado; LEIJOTO, Márcia Valéria Mrad; CARVALHO, Pedro Henrique Berbert de  and  AMARAL, Ana Carolina Soares. Promovendo diálogos sobre imagem corporal com futuros professores de Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e72284.  Epub Sep 01, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e72284.

O estudo objetivou avaliar em qual direção a participação em uma intervenção foi capaz de modificar a percepção de futuros professores de Educação Física em lidar com assuntos relacionados à imagem corporal em suas aulas. Participaram do estudo 14 acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena. Os voluntários responderam a entrevistas semi-estruturadas antes do início e após a realização de quatro encontros, os quais buscaram situar o corpo no âmbito das práticas pedagógicas. Os resultados apontaram que a participação nas oficinas foi capaz de promover mudanças na opinião dos futuros professores a respeito da abordagem de temas relacionados ao corpo e à imagem corporal nas aulas de educação física, no sentido de incentivar a reflexão sobre esses temas, ampliando o acesso a informações científicas e a elaboração de estratégias didáticas para a abordagem do tema na escola.

Keywords : Imagem corporal; Aparência física; Educação física; Pesquisa qualitativa; Cultura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )