SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Educación Física en los Institutos Federales: ¿qué "y para qué" enseñar?El mar y el caiçara: la carrera de canoas como juego tradicional y fortalecimiento de la identidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

MEDEIROS, Aline de Souza Furtado; LEIJOTO, Márcia Valéria Mrad; CARVALHO, Pedro Henrique Berbert de  y  AMARAL, Ana Carolina Soares. Promovendo diálogos sobre imagem corporal com futuros professores de Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e72284.  Epub 01-Sep-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e72284.

O estudo objetivou avaliar em qual direção a participação em uma intervenção foi capaz de modificar a percepção de futuros professores de Educação Física em lidar com assuntos relacionados à imagem corporal em suas aulas. Participaram do estudo 14 acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena. Os voluntários responderam a entrevistas semi-estruturadas antes do início e após a realização de quatro encontros, os quais buscaram situar o corpo no âmbito das práticas pedagógicas. Os resultados apontaram que a participação nas oficinas foi capaz de promover mudanças na opinião dos futuros professores a respeito da abordagem de temas relacionados ao corpo e à imagem corporal nas aulas de educação física, no sentido de incentivar a reflexão sobre esses temas, ampliando o acesso a informações científicas e a elaboração de estratégias didáticas para a abordagem do tema na escola.

Palabras clave : Imagem corporal; Aparência física; Educação física; Pesquisa qualitativa; Cultura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )