SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63A Educação Física nos institutos federais: “o quê” e o “para quê” ensinar?O mar e o caiçara: a corrida de canoas como jogo tradicional e fortalecimento identitário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

MEDEIROS, Aline de Souza Furtado; LEIJOTO, Márcia Valéria Mrad; CARVALHO, Pedro Henrique Berbert de  e  AMARAL, Ana Carolina Soares. Promovendo diálogos sobre imagem corporal com futuros professores de Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e72284.  Epub 01-Set-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e72284.

O estudo objetivou avaliar em qual direção a participação em uma intervenção foi capaz de modificar a percepção de futuros professores de Educação Física em lidar com assuntos relacionados à imagem corporal em suas aulas. Participaram do estudo 14 acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena. Os voluntários responderam a entrevistas semi-estruturadas antes do início e após a realização de quatro encontros, os quais buscaram situar o corpo no âmbito das práticas pedagógicas. Os resultados apontaram que a participação nas oficinas foi capaz de promover mudanças na opinião dos futuros professores a respeito da abordagem de temas relacionados ao corpo e à imagem corporal nas aulas de educação física, no sentido de incentivar a reflexão sobre esses temas, ampliando o acesso a informações científicas e a elaboração de estratégias didáticas para a abordagem do tema na escola.

Palavras-chave : Imagem corporal; Aparência física; Educação física; Pesquisa qualitativa; Cultura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )