SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Promovendo diálogos sobre imagem corporal com futuros professores de Educação FísicaTendências internacionais na Educação Física colombiana: algumas apropriações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

SILVA, Daniel Cobra; ZIMMERMANN, Ana Cristina  e  SAURA, Soraia Chung. O mar e o caiçara: a corrida de canoas como jogo tradicional e fortalecimento identitário. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e72453.  Epub 01-Set-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e72453.

Os caiçaras são populações litorâneas que tem sua cultura diretamente ligada ao mar. Suas práticas corporais possuem uma relação íntima com o espaço onde vivem. Este artigo apresenta dados de caráter qualitativo e se utiliza de uma metodologia fenomenológica, buscando observar a influência dos jogos tradicionais caiçaras na construção identitária destas comunidades. Para isso, são abordados pontos da formação, do desenvolvimento e do cotidiano caiçara, focando em algumas manifestações, como a corrida de canoas, e estabelecendo pontes entre as práticas corporais e a cultura caiçara por meio da fenomenologia da imagem. A relação com o mar aparece como principal elemento de representação das imagens da cultura caiçara e como um ambiente com o qual os indivíduos se identificam e se sentem parte. Os jogos tradicionais, à luz de outras manifestações, se configuram como possibilidade de remodelamento identitário e fortalecimento cultural.

Palavras-chave : Jogos tradicionais; Caiçara; Canoa; Mar; Filosofia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )