SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue63The relations of the subjects with the knowledge as a restoning and constituent element of curricular construction and Physical EducationThe impact of futsal practice for child motor competence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

MARCAL, Rauã Monteiro  and  FINCO, Mateus David. Práticas de atividade física: uma análise da motivação e satisfação dos policiais militares de João Pessoa. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e73579.  Epub Sep 01, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e73579.

O presente estudo tem como objetivo analisar os aspectos motivacionais e de satisfação nas práticas de atividades físicas dos policiais militares. Do ponto de vista metodológico este estudo contempla uma pesquisa de natureza qualitativa - descritiva e transversal, os dados foram obtidos através de um questionário semi-estruturado, sendo analisados de forma qualitativa e quantitativa, através da análise de conteúdo e estatística percentual simples. Esta pesquisa foi realizada com 32 policiais militares da ativa e guarda da reserva, de ambos os sexos, pertencentes ao 5º Batalhão de Polícia Militar do estado da Paraíba. Os resultados obtidos sugerem que a maioria dos policiais são adeptos a alguma prática de atividade física, foram observados a predominância de fatores intrínsecos na motivação para a realização destas práticas, os principais citados são saúde, bem-estar, qualidade de vida, estética e condicionamento físico para atuação profissional.

Keywords : Educação física; Atividade física; Motivação; Saúde; Policial militar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )