SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Las relaciones de los sujetos con los saberes como elemento resonante y constituinte de la construcción curricular y de la Educación FísicaEl impacto de la práctica de fútbol sala en las habilidades motoras de los niños índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

MARCAL, Rauã Monteiro  y  FINCO, Mateus David. Práticas de atividade física: uma análise da motivação e satisfação dos policiais militares de João Pessoa. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e73579.  Epub 01-Sep-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e73579.

O presente estudo tem como objetivo analisar os aspectos motivacionais e de satisfação nas práticas de atividades físicas dos policiais militares. Do ponto de vista metodológico este estudo contempla uma pesquisa de natureza qualitativa - descritiva e transversal, os dados foram obtidos através de um questionário semi-estruturado, sendo analisados de forma qualitativa e quantitativa, através da análise de conteúdo e estatística percentual simples. Esta pesquisa foi realizada com 32 policiais militares da ativa e guarda da reserva, de ambos os sexos, pertencentes ao 5º Batalhão de Polícia Militar do estado da Paraíba. Os resultados obtidos sugerem que a maioria dos policiais são adeptos a alguma prática de atividade física, foram observados a predominância de fatores intrínsecos na motivação para a realização destas práticas, os principais citados são saúde, bem-estar, qualidade de vida, estética e condicionamento físico para atuação profissional.

Palabras clave : Educação física; Atividade física; Motivação; Saúde; Policial militar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )