SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63As relações dos sujeitos com os saberes como elemento constituinte da construção curricular e da Educação FísicaO impacto da prática do futsal para a competência motora de crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

MARCAL, Rauã Monteiro  e  FINCO, Mateus David. Práticas de atividade física: uma análise da motivação e satisfação dos policiais militares de João Pessoa. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e73579.  Epub 01-Set-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e73579.

O presente estudo tem como objetivo analisar os aspectos motivacionais e de satisfação nas práticas de atividades físicas dos policiais militares. Do ponto de vista metodológico este estudo contempla uma pesquisa de natureza qualitativa - descritiva e transversal, os dados foram obtidos através de um questionário semi-estruturado, sendo analisados de forma qualitativa e quantitativa, através da análise de conteúdo e estatística percentual simples. Esta pesquisa foi realizada com 32 policiais militares da ativa e guarda da reserva, de ambos os sexos, pertencentes ao 5º Batalhão de Polícia Militar do estado da Paraíba. Os resultados obtidos sugerem que a maioria dos policiais são adeptos a alguma prática de atividade física, foram observados a predominância de fatores intrínsecos na motivação para a realização destas práticas, os principais citados são saúde, bem-estar, qualidade de vida, estética e condicionamento físico para atuação profissional.

Palavras-chave : Educação física; Atividade física; Motivação; Saúde; Policial militar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )