SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue63Physical activity practices: an analysis of the motivation and satisfaction of the military police in João PessoaReasons for the career choice, training needs and professional aspirations of Physical Education teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

FLORES, Fábio Saraiva et al. O impacto da prática do futsal para a competência motora de crianças. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e73696.  Epub Sep 01, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e73696.

A competência motora é um importante componente para o desenvolvimento infantil e está relacionada à performance nos mais variados esportes. Esse estudo examinou a relação entre a prática do futsal e a competência motora de meninos dos 6 aos 10 anos. Participaram 99 crianças com idade média de 8,15±1,18 anos, as quais foram divididas em dois grupos (praticantes de futsal vs. não praticantes). Para a avaliação da competência motora foi utilizado o Motor Competence Assessment (MCA). Os resultados indicam que os praticantes de futsal apresentam médias melhores em cinco dos seis testes do MCA (salto em comprimento, saltos laterais, lançamento e chute da bola, e shuttle run) do que às crianças que apenas participam das aulas de educação física. Em relação às categorias e à Competência Motora total, os resultados mostram que os praticantes de futsal obtiveram melhores resultados no que tange aos escores de estabilização (t= -3,936; p=0.000), locomoção (t= -3,803; p=0.000), manipulação (t= -4,124; p=0.000) e competência motora total (t= -4,529, p=0,000). Assim, esse estudo mostra que as crianças inseridas na prática de futsal possuem maiores níveis de competência nos testes de locomoção, de estabilização e de manipulação de objetos, bem como na competência motora total.

Keywords : Futsal; Competência Motora; Crianças; Esporte.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )