SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue63The impact of futsal practice for child motor competenceInclusion in school Physical Education: a narrative study with teachers from Miracema do Tocantins/TO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

ZANOTTO, Luana; ALVES, Fernando Donizete  and  JANUARIO, Carlos. Motivos para a escolha da profissão, necessidades de formação e aspirações profissionais de professores de Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e72171.  Epub Sep 01, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e72171.

Este artigo objetiva apresentar o processo de caracterização de professores de Educação Física em busca de referenciais para o desenho da formação continuada. Partiu-se da análise dos motivos para a escolha da profissão, da percepção de necessidades de formação e das aspirações profissionais. Participaram 14 professores de um município do interior de São Paulo, Brasil. Os dados foram obtidos pela aplicação de questionário e submetidos à construção de categorias analíticas. Os resultados demonstram: os motivos para a escolha da profissão foram majoritariamente sustentados por valores intrínsecos, representativos dos traços da personalidade; a percepção de necessidades de formação enfatiza as dificuldades, sobretudo, em demandas da prática pedagógica; as aspirações profissionais indicam direções para o fortalecimento da identidade da disciplina. Mediante os processos de historicidade pessoal e profissional inerentes à análise, as recomendações se dão no sentido de explorar os contextos de vida e de profissão dos professores para proposição de ações de formação contextualizadas e diferenciadas.

Keywords : Educação física; Formação continuada; Escolha da profissão; Necessidades de formação; Aspirações profissionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )