SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue63Reasons for the career choice, training needs and professional aspirations of Physical Education teachersWhere's the fag that was here? Prejudice and discrimination excluded from the classroom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

BARCELOS, Marciel; MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio; BONFAT, Daniela Lima  and  BRITO, Lucas Xavier. A inclusão na Educação Física escolar: um estudo narrativo com professores de Miracema do Tocantins/TO. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e72134.  Epub Sep 01, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e72134.

Objetiva analisar como dois professores com formação em educação física compreendem a inclusão de alunos com deficiência em suas aulas. Utiliza como método a pesquisa narrativa, colocando as narrativas dos docentes como fontes, que foram categorizadas a posteriori e configurando-se em quatro eixos de análise Práticas pedagógicas; Relação escola, professor e aluno com deficiência; e Visão sobre a escola para melhorar o acesso aos alunos com deficiência. O estudo evidencia as dificuldades enfrentadas pelos docentes para atender aos alunos com deficiência no cotidiano escolar, ora pelas questões estruturais e seus impactos na produção de práticas, ora pelas experiências construídas com os praticantes do cotidiano escolar.

Keywords : Educação física; Pesquisa narrativa; Educação física inclusiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )