SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Motivos para a escolha da profissão, necessidades de formação e aspirações profissionais de professores de Educação FísicaCadê o viado que tava aqui? O preconceito e a discriminação excluíram da quadra de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

BARCELOS, Marciel; MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio; BONFAT, Daniela Lima  e  BRITO, Lucas Xavier. A inclusão na Educação Física escolar: um estudo narrativo com professores de Miracema do Tocantins/TO. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e72134.  Epub 01-Set-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e72134.

Objetiva analisar como dois professores com formação em educação física compreendem a inclusão de alunos com deficiência em suas aulas. Utiliza como método a pesquisa narrativa, colocando as narrativas dos docentes como fontes, que foram categorizadas a posteriori e configurando-se em quatro eixos de análise Práticas pedagógicas; Relação escola, professor e aluno com deficiência; e Visão sobre a escola para melhorar o acesso aos alunos com deficiência. O estudo evidencia as dificuldades enfrentadas pelos docentes para atender aos alunos com deficiência no cotidiano escolar, ora pelas questões estruturais e seus impactos na produção de práticas, ora pelas experiências construídas com os praticantes do cotidiano escolar.

Palavras-chave : Educação física; Pesquisa narrativa; Educação física inclusiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )