SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Inclusión en la Educación Física escolar: un estudio narrativo con maestros de Miracema do Tocantins/TOExclusión (normativa) en clases de Educación Física: enfrentando la indisciplina a través del modelo de enseñanza de sport education índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

CORREIA, Mesaque Silva; CARVALHO, Joanna Hariel Almeida; SILVA, Geovana Torres da  y  SILVA, Italo Marcelo Pedro Amorim e. Cadê o viado que tava aqui? O preconceito e a discriminação excluíram da quadra de aula. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e73577.  Epub 01-Sep-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e73577.

O presente artigo teve como vocação verificar se o tema homossexualidade é problematizado nas aulas de Educação Física e qual o trabalho desenvolvido pelo professor de Educação Física frente aos alunos homoafetivos. Para tanto, nos apropriamos dos pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Utilizamos a entrevista semiestruturada, que foi realizada com 10 (dez) professores de Educação Física, os quais desenvolvem suas atividades docentes em escolas públicas estaduais da cidade de Teresina - PI. Os dados coletados foram submetidos à análise temática de conteúdos proposta por Bardin, com a finalidade de sintetização de categorias de análises. Da análise das falas dos depoentes, foi possível extrair quatro categorias de análise: O homoafetivo invisível nas aulas de Educação Física; A homoafetividade como discurso da recusa; A igualdade que descaracteriza o homoafetivo nas aulas de Educação Física e As escolas de muitos e as aulas de alguns poucos. Encontramos, nas escolas, educadores que se dizem (e se sentem) compromissados com o seu fazer profissional, mas mostram-se cegos para as suas ações, principalmente quando questionados sobre as ações didáticas pedagógicas estabelecidas na quadra de aula junto aos alunos homoafetivos. Portanto, conclui-se a não existência de tratos pedagógicos nas aulas de Educação Física para as atividades corporais referentes à questão da homoafetividade, mesmo com todos os professores verbalizarem ser cientes da presença do homoafetivo em suas aulas. Ao contrário, o que ficou evidente foi um discurso da igualdade que descaracteriza o aluno homoafetivo no decorrer das aulas.

Palabras clave : Educação física escolar; Corpo; Sexualidade; Homoafetividade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )