SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Dónde está el maricón que estaba aquí? Prejuicio y discriminación lo excluyeron de la clasePanorama de la producción científica sobre el atletismo (1990 - 2017): un análisis de los artículos científicos en tres idiomas con énfasis en el subárea pedagógica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

SOUZA, Hadamo Fernandes de  y  COSTA, Jonatas Maia da. A exclusão (normativa) em aulas de Educação Física: enfrentando a indisciplina por meio do modelo de ensino sport education. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e73650.  Epub 01-Sep-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e73650.

O artigo aborda uma intervenção pedagógica com estudantes que eram punidos com a exclusão das aulas de Educação Física por apresentarem mau comportamento na escola. Procuramos experimentar o modelo Sport Education no enfrentamento à indisciplina em uma escola da rede pública. A pesquisa objetivava identificar e compreender possíveis mudanças atitudinais em estudantes tidos como indisciplinados. O estudo teve na pesquisa-ação seus princípios metodológicos e o grupo focal e questionário como instrumentos de produção de dados. O Sport Education carrega potencial de apropriação crítica da cultura corporal. O trabalho coletivo pode ser uma estratégia pedagógica alternativa na melhoria de comportamento dos estudantes caso a mediação se realize em compasso ao recrudescimento das relações afetivas entre professores e estudantes. A indisciplina permanece tema complexo e desafia os educadores. Entretanto, é fundamental superar o problema da exclusão normativa das aulas de Educação Física por ocasião da indisciplina.

Palabras clave : Educação física; Indisciplina; Sport education.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )