SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Exclusión (normativa) en clases de Educación Física: enfrentando la indisciplina a través del modelo de enseñanza de sport educationContenidos pedagógicos en competencias de fútbol y futsal infantil y juvenil: un estudio comparativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

BRESSAN, João Carlos Martins  y  IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. Panorama da produção científica sobre o atletismo (1990 - 2017): uma análise dos artigos científicos em três idiomas com ênfase na subárea pedagógica. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e74034.  Epub 01-Sep-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e74034.

Com o objetivo de analisar como se dispõe a produção científica sobre o atletismo em português, inglês e espanhol sob o recorte temporal de 27 anos 1990 - 2017, com ênfase na subárea pedagógica, efetivamos uma revisão sistemática subsidiada por artigos científicos, disposta em 4 bases de dados, Lilacs, Sportsdiscus, Periódicos/Capes e Scielo. Os resultados e análises foram organizados conforme as subáreas de concentração dos programas de pós-graduação em Educação Física no Brasil: pedagógica, sociocultural e biodinâmica. Os estudos da subárea pedagógica foram classificados enquanto Educação Física escolar e não Educação Física escolar. Para Educação Física escolar, as produções foram analisadas sob a categorização de intervenção, diagnóstico/descrição e fundamentação. Os dados revelaram a maior incidência da produção científica alocada na subárea biodinâmica. Na subárea pedagógica o maior volume de produção está disposto na Educação Física escolar sob a perspectiva de estudos de intervenção.

Palabras clave : Atletismo; Conhecimento; Educação física.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )