SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63A exclusão (normativa) em aulas de Educação Física: enfrentando a indisciplina por meio do modelo de ensino sport educationConteúdos pedagógicos nas competições infantojuvenis de futebol e futsal: um estudo comparativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

BRESSAN, João Carlos Martins  e  IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. Panorama da produção científica sobre o atletismo (1990 - 2017): uma análise dos artigos científicos em três idiomas com ênfase na subárea pedagógica. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e74034.  Epub 01-Set-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e74034.

Com o objetivo de analisar como se dispõe a produção científica sobre o atletismo em português, inglês e espanhol sob o recorte temporal de 27 anos 1990 - 2017, com ênfase na subárea pedagógica, efetivamos uma revisão sistemática subsidiada por artigos científicos, disposta em 4 bases de dados, Lilacs, Sportsdiscus, Periódicos/Capes e Scielo. Os resultados e análises foram organizados conforme as subáreas de concentração dos programas de pós-graduação em Educação Física no Brasil: pedagógica, sociocultural e biodinâmica. Os estudos da subárea pedagógica foram classificados enquanto Educação Física escolar e não Educação Física escolar. Para Educação Física escolar, as produções foram analisadas sob a categorização de intervenção, diagnóstico/descrição e fundamentação. Os dados revelaram a maior incidência da produção científica alocada na subárea biodinâmica. Na subárea pedagógica o maior volume de produção está disposto na Educação Física escolar sob a perspectiva de estudos de intervenção.

Palavras-chave : Atletismo; Conhecimento; Educação física.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )