SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Panorama de la producción científica sobre el atletismo (1990 - 2017): un análisis de los artículos científicos en tres idiomas con énfasis en el subárea pedagógicaImpactos psicosociales y económicos en atletas y entrenadores olímpicos/paralímpicos en deportes acuáticos debido a COVID-19: percepciones, discursos y perspectivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

GONCALVES, Gabriel Henrique Treter; BULSO, Rodrigo Vieira; FLORIANO, Leandro Teixeira  y  BALBINOTTI, Carlos Adelar Abaide. Conteúdos pedagógicos nas competições infantojuvenis de futebol e futsal: um estudo comparativo. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e71704.  Epub 01-Sep-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e71704.

Este estudo tem como objetivo descrever e comparar os níveis de favorecimento ao desenvolvimento de conteúdos pedagógicos nas competições infantojuvenis de futebol e futsal, a partir da opinião de treinadores. Foi aplicada a Bateria de Testes Gonçalves-Balbinotti de Favorecimento ao Desenvolvimento de Conteúdos Pedagógicos do Esporte Infantojuvenil (BTGB-CP). Participaram do estudo 32 treinadores de futebol (n = 16) e futsal (n = 16) brasileiros, que atuam com crianças e jovens participantes de competições das respectivas modalidades. De modo geral, as competições de futebol e futsal parecem contribuir de forma satisfatória para o desenvolvimento dos conteúdos pedagógicos: Habilidades Motoras; Estratégico-Tático; Socioeducativo; Autonomia; Afetivo-social; Democratização. Entretanto, os resultados evidenciaram que as competições de futsal contemplam o desenvolvimento de conteúdos pedagógicos em maior quantidade e nível quando comparado ao futebol.

Palabras clave : Esportes; Competição; Ensino; Futebol; Futsal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )