SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número63Impactos psicosociales y económicos en atletas y entrenadores olímpicos/paralímpicos en deportes acuáticos debido a COVID-19: percepciones, discursos y perspectivasComité paralímpico brasileño: análisis del ambiente, estrategia y estructura organizativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

UNGHERI, Bruno Ocelli  y  ISAYAMA, Hélder Ferreira. Esporte e lazer: reflexões sobre o não planejamento de políticas públicas. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e73365.  Epub 01-Sep-2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e73365.

Objetivo:

O presente estudo teve como objetivo apontar reflexões sobre a etapa de planejamento dos convênios firmados no âmbito do Programa Esporte e Lazer da Cidade. Metodologia: A partir de análises documentais, foram avaliados 105 projetos entre governo federal e municípios brasileiros. Resultados: Os achados do estudo baseiam-se na constatação de que aproximadamente 30% dos municípios não apresentaram documentos norteadores do planejamento das ações a serem desenvolvidas para a continuidade das políticas de esporte e lazer locais. Também foram identificados documentos idênticos, que apontam para possíveis replicações gerenciais dirigidas ao cumprimento de exigências burocráticas para celebração de convênios e, consequentemente, repasse de recursos. Conclusão: Conclui-se que o Programa Esporte e Lazer da Cidade caminha na direção de uma política de Estado, mas ainda apresenta avanços necessários nas etapas de planejamento das parcerias, o que pode ampliar seu potencial de êxito, principalmente na garantia de acesso ao esporte e ao lazer como direitos sociais.

Palabras clave : Esporte; Lazer; Política pública; Planejamento; Gestão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )