SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue63Sport and leisure: reflections about the non-planning of public policiesSenses and meanings of the rural school from the perspective of children's cultural production author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

PASINI, Gustavo Moreira; GUTIERREZ, Gustavo Luis  and  DUARTE, Edison. Comitê paralímpico brasileiro: análise do ambiente, estratégia e estrutura organizacional. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e73677.  Epub Sep 01, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e73677.

O desenvolvimento do esporte paralímpico brasileiro, esportivo e administrativo, está concatenado com a evolução do Comitê Paralímpico Brasileiro. As transformações ocorridas entre 1996 a 2016 na estrutura, ambiente e estratégia organizacional da entidade possibilitou à mesma construir um ciclo virtuoso de estabilidade. Isto posto, este estudo tem o objetivo de caracterizar o processo de profissionalização organizacional do CPB, através da análise de três dimensões organizacionais do órgão: ambiente, estratégia, estrutura. Este trabalho consiste em um estudo de caso de natureza qualitativa de caráter exploratório e descritivo. De modo a triangular os dados obtidos fez-se necessária uma revisão bibliográfica e documental. Os resultados, por fim, alcançados apresentam que a estrutura organizacional do CPB é caracterizada com uma lógica de funcionamento profissional.

Keywords : Esportes para pessoas com deficiência; Organização e administração; Profissionalização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )